quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Empadão de frango com catupiry


Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
175g de manteiga
200g de muçarela ralada
1 gema

Recheio:
1 e 1/2 peito de frango desfiado
1 cebola grande ou 2 pequenas bem picadinhas
3 dentes de alho picadinhos
azeite à gosto
caldo de galinha ( pode ser tablete ou pode ser caseiro, feito a partir dos ossos do frango)
5 tomates sem sementes, sem pele, picados ( se preferir pode usar polpa de tomate)
100g de milho verde
2/3 de xícara de chá de azeitonas sem caroço e picadas
salsa, sal e pimenta preta moída a gosto
água se necessário
400g de requeijão para culinária ou de catupiry ( caso não tenha nenhum desses, no final temos uma dica)


Modo de preparo:
Vamos começar pelo recheio pois precisamos dele frio para a montagem.
Em uma panela cozinhe o frango com água, azeite e um pouquinho de sal. Após cozê-lo espere esfriar e desfie. Reserve.
Coloque o azeite em outra panela e refogue a cebola, quando estiver começando a ficar transparente coloque o alho e espere dourar. Coloque o frango já desfiado e refogue bem.
Depois de bem refogado, coloque os tomates. Pode usá-los aos pedaços, batido e transformado em polpa ou ainda, metade em pedaços e metade batido, de acordo com sua preferência. Envolva o frango com o tomate.
Coloque, em outra boca do fogão, uma panelinha com água pois, caso precise, pode ir molhando o frango com ela para que ele não resseque nem grude na panela.
Coloque o milho e as azeitonas.
Verifique o sal e adicione a pimenta preta moída. Deixe em fogo médio para secar a água mas não seque totalmente pois ainda irá ao forno. Quando estiver quase seco, desligue o fogo e junte a salsa e a metade do catupiry. Misture bem e deixe esfriar.
Vamos partir para a massa.
Misture todos os ingredientes da massa começando até que ela se desprenda e forme uma bola. Em seguida, envolva em plástico aderente e coloque na geladeira por 20 minutos para facilitar na hora de abrí-la.
Passado este tempo, divida a massa em 4 partes e reserve uma das partes para cobrir o empadão, as partes restantes serão para forrar o fundo e as laterais do refratário que irá ao forno. A melhor opção seria uma forma de fundo removível.
Para abrir a massa, se preferir, coloque entre dois sacos plásticos e abra passando o rolo de massa por cima pois isso evitará que a massa grude. Se quiser pode polvilhar os sacos ou a massa, dos dois lados, com um pouco de farinha de trigo.
Depois de aberta, forre o refratário no fundo e nas laterais e coloque o recheio. Por cima do recheio coloque a outra metade do catupiry. Se o catupiry for pastoso e muito firme pode colocar colheradas espalhadas por cima recheio.
Abra o restante da massa e coloque por cima de tudo, fechando bem as bordas.
Bata uma gema com um garfo e use-a para pincelar a "tampa" do empadão.
Coloque em forno médio (180ºC) pré-aquecido e estará pronto quando estiver bem dourado, na maioria dos fornos demora uns 40 minutos mas verifique antes disso pois cada forno tem uma potência diferente.
Sirva em seguida.


Dica:
Caso não tenha catupiry nem requeijão pastoso, pode fazer este creme e usar no lugar.
Vamos precisar de:
500ml de leite
4 colheres de sopa de amido de milho
sal a gosto
250g de queijo ricota (requeijão em Portugal)
100g de manteiga bem gelada
10 colheres de sopa de creme de leite fresco

Em uma panela, dissolva o amido de milho no leite e tempere com o sal. Leve a panela ao fogo e vá mexendo sem parar até cozinhar o creme e deixá-lo grosso, parecendo um mingau.
Retire do fogo quando chegar a este ponto e deixe esfriar por completo. Quando estiver frio, coloque em um liquidificador ou processador e junte os outros ingredientes. Bata até formar um creme homogêneo. Estará pronto a usar. Caso sobre, guarde na geladeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário